Maria Cavaco Silva pede aos jovens que nunca percam contacto com as suas raízes
Maria Cavaco Silva recebeu os jovens no Palácio de Belém, no bonito Jardim da Cascata. A primeira-dama elogiou a iniciativa do jornal «O Emigrante/ Mundo Português», o português fluente de todos os presentes e pediu mesmo que estes não percam as raízes com o país dos seus pais e avós. Os jovens aproveitaram para tirar fotografias e ficaram encantados com a simpatia de Maria Cavaco Silva.
"Quero desejar a todos umas boas vindas para os que vêem a Portugal pela primeira vez e um bom reencontro para os outros que já não é a primeira vez. Desejo que se sintam muito bem no país das vossas origens e que nunca percam o contacto com as vossas raízes".
Foi assim que Maria Cavaco Silva se dirigiu aos 72 jovens que durante a visita ao Palácio de Belém foram recebidos pela primeira-dama em pleno Jardim da Cascata. Depois de uma visita ao Museu da Presidência, os jovens visitaram os jardins do Palácio e Maria Cavaco Silva quis conhecer o vasto grupo de luso-descendentes que se deslocaram a Portugal a convite de O Emigrante/ Mundo Português para as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades .
Maria Cavaco Silva quis saber de que países tinham viajado todos os jovens e fez questão de elogiar o facto de todos falarem português. "Por muito que viajemos e conheçamos o mundo trazemos sempre nos pés a terra da nossa infância e da nossa aldeia. Pode ser que a vossa terra já seja nos arredores de Paris, na Venezuela, no Brasil ou em qualquer outro país, mas os vossos pais e os vossos avós trazem certamente nos pés a terra sagrada de Portugal" disse, acrescentando que "não se esqueçam que a maneira de estarmos próximos da nossa infância é falar português".
A primeira-dama realçou também que é importante para o país a visita destes jovens luso-descendentes, enaltecendo a iniciativa do jornal O Emigrante/ Mundo Português: "digo sinceramente o que eu ouvi agradou-me muito e por isso muitos parabéns por terem ganho esta viagem e terem assim a oportunidade de celebrar o 10 de
Junho connosco no Algarve, esperando que tenham uma boa estadia em Portugal e sobretudo não esqueçam: continuem a falar português