terça-feira, 10 de novembro de 2009

Testemunhos de Fé

TESTEMUNHO no 2º dia da presença da Imagem Peregrina na Paróquia do Porto Moniz – 31 de Out. 2009

DSC05203 OBRIGADO MARIA!

O calmo lusco-fusco da manhã deu timidamente lugar a um céu azul e rosa, que se iluminava com a luz dourada do sol, anunciando um novo dia. Não um dia qualquer, mas um dia em que tínhamos o privilégio de ter connosco a Imagem de Maria.

Por volta das sete das manhã, os passarinhos no seu chilrear, prolongavam em pleno Outono um dia de Verão tardio e já muitos voluntários colaboravam na azáfama de fazer perdurar a beleza da decoração da Igreja e retocar o tapete de flores para mais um dia de festa.

As nove horas eram anunciadas pelo rebate dos sinos e à Igreja acorriam homens e mulheres que, na sua simplicidade e fé, viam como precioso cada minuto de permanência de Maria junto de nós e como tal queriam começar o dia cantando e orando com e para Ela.

Durante toda a manhã e tarde, com horas distribuídas pelos diferentes sítios, por entre oração, cânticos e meditação, foi tempo de cada um colocar aos pés de Maria a sua vida, como oferenda singela, mas plena de simbolismo e significado. Foi tempo de partilhar com Ela angústias, preocupações, receios e alegrias.

Num profundo silêncio de quem contempla, os olhos de cada um viraram-se para Maria, vendo nela o Modelo de todos os Cristãos.

Em clima de festa, o dia culminou com a realização das cerimónias litúrgicas, enriquecidas pelo espírito de união gerado em torno da vontade de ajudar a paróquia a tornar o mais significativa possível a passagem da Imagem.

De olhos postos em Maria, todos os presentes se associaram aos cânticos de louvor, como que querendo que eles fossem entendidos pela Mãe como prece de filhos reconhecidos pela dádiva de A contemplar de tão perto.

O fim do dia traz consigo a vontade de fazer mais e melhor por Maria no dia derradeiro da presença da Virgem entre nós. Essa vontade é forte ao ponto de esconder por completo o cansaço e conferir energias para a preparação da actividade a realizar com as crianças no dia seguinte.

De regresso a casa todos se sentem de alma reconfortada e coração repleto da Paz que brota do rosto da Imagem da Mãe de Jesus.

Obrigado Maria, por estares entre nós!

Natália Nunes e Sandra Rodrigues