terça-feira, 10 de novembro de 2009

Testemunho da Imagem Peregrina

TESTEMUNHO – 3º dia, o da partida - A Imagem partiu, Maria e a sua mensagem permanecem! – Porto Moniz, 1 de Nov. de 2009

image

Qualquer Domingo é, por excelência, um dia especial para qualquer Cristão mas este Domingo, 1 de Novembro, trazia consigo mais duas razões para ser ainda mais especial que qualquer outro Domingo: era Dia de Todos os Santos e iríamos vivê-lo na presença da Imagem de Maria.

Como forma especial de acompanhar a Mãe, a manhã foi preenchida com a Exposição e Adoração do Santíssimo pelos Irmãos da Confraria e já no período da tarde coube aos cursistas prestar-Lhe a devida e merecida homenagem.

As crianças são sem dúvida as que olham para a Imagem de Maria com mais curiosidade mas, ao mesmo tempo, com expressões faciais que revelam terem a noção de que aquela “Senhora” não é uma “Senhora” qualquer e por isso a presença da Imagem Peregrina serviu de mote para falar às crianças de modo mais especial sobre o papel de Maria e sobre as suas aparições aos pastorinhos, também eles crianças que olharam para Maria com fascínio.

Aproximava-se a passos largos a hora da cerimónia litúrgica que iria marcar a despedida da Imagem de Maria e nos rostos começava a vislumbrar-se a nostalgia de quem queria ver adiada o mais possível a partida da Virgem.

A cerimónia, em que todos se juntaram para comungar na presença de Maria o “Pão de Deus” teve o seu início com a distribuição de um “Pão-por-Deus” simbólico a cada uma das muitas crianças presentes.

O restante rito eucarístico teria sido semelhante ao de qualquer cerimónia de liturgia dominical, não fosse ser visível um espírito de união e uma harmonia indescritíveis e que pareciam emanar de cada um, recebidos directamente de Maria.

A comunidade paroquial rezou o Pai-Nosso de mãos dadas, como que formando uma corrente humana em torno de Maria, mostrando-lhe que por sua intercessão se vivia naquele templo um clima de união fraterna.

No momento da despedida os pedidos e as mensagens para a Mãe foram enviados em direcção ao céu, em balões azuis e brancos que ajudavam a dizer adeus a Maria quando a emoção fazia das palavras um meio impossível de utilizar para comunicar com Ela.

Sentia-se que cada um se despedia dela em silêncio e lhe agradecia o privilégio de ter usufruído da sua companhia, com a certeza de que a Imagem se ia embora, mas que a luz deixada por Maria continuava bem acesa dentro do coração de cada um.

Esta pequena caminhada com Maria continuará a ter reflexos nas caminhadas da vida de cada um de nós. Jamais nos esqueceremos que estivemos tão junto d’Ela, que a sua companhia nos confortou como não nos conseguiria confortar o abraço mais apertado.

Todos nos sentimos envolvidos e protegidos pela brancura do manto de Maria e temos a certeza que, como Mãe, ela continuará a envolver-nos com a sua candura e a proteger-nos intercedendo por nós junto do seu Filho Jesus.

A Imagem partiu, Maria e a sua mensagem permanecem!

Natália Nunes e Sandra Rodrigues