quarta-feira, 1 de abril de 2015

Corrupção...

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Animação: A fábula da Corrupção

No país do jeitinho pra tudo, impera a corrupção. O que nós temos a ver com isso? T-U-D-O, tudo!!! Sim, nós somos os culpados pela corrupção. Não apenas por eleger pessoas desonestas e nem somente por nos omitirmos diante da roubalheira nacional. Não, não é SÓ isso. Na verdade, a corrupção na política corresponde a uma pequena parcela transparente de toda a corruptividade brasileira. Depositar toda a culpa nos políticos é fácil, se isentar da política, é covardia. 
Segundo o dicionário on line, Priberam, Corrupção significa 
1. Depravação.

2. Suborno.
3. Alteração.
4. Sedução

Então, só para perceber como a corrupção está bem próxima da gente, vejamos alguns exemplos:
O eleitor que vende seu voto, é corrupto!
O filho que mente para os pais, é corrupto!
O aluno que cola na prova, é corrupto!
A empresa que sonega imposto, é corrupta!
O motorista que fura o sinal, é corrupto!
O operário que pega um atestado sem estar doente, é corrupto!
Se você se enquadrou em algum desses exemplos, já sabe... Acontece que as consequências desses diferentes tipos de corrupção se apresentam com intensidades diferentes. Porém, em todos eles há prejuízo para alguma parte envolvida.
Mas em se tratando especialmente da política, o problema maior ainda nem é a omissão. Hoje dispomos de uma série de recursos que possibilitam a fiscalização do dinheiro público, destacando o www.portaldatransparencia.gov.br. O que é revoltante, sobretudo, são os casos de impunidade. Cabe citar essa célebre frase de Jô Soares: "A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa.". E para que melhor ilustração do que os casos do mensalão julgados recentemente pelo STJ?
Como disse Martin Luther King, "O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons". A solução para esse mal da sociedade brasileira é sim, a cobrança, a inquietação, o inconformismo... O povo tem que reaprender a lutar pelo que é seu; tem que aprender a votar certo.   
Para finalizar essa discussão (ou para iniciá-la de vez aí na sua roda de conversa em casa ou na escola), vejamos esse vídeo educativo: A FÁBULA DA CORRUPÇÃO:
"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale".