segunda-feira, 9 de maio de 2016

Onde tudo começou!....

Porto Seguro, um encontro com o paraíso e a História

Por Carla Delecrode

Porto Seguro, um encontro com o paraíso e a História
Foto divulgação

Arraial d' Ajuda
Visitar Porto Seguro é ir ao encontro da nacionalidade. Ainda na estrada, a caminho da cidade, é possível ver as árvores de pau-brasil. Logo, se avista uma praia deslumbrante e ao lado o município. “É indescritível o sentimento que se apossa de nós ao entrar em contato com a ‘célula mater’ do Brasil. Como em um túnel do tempo, senti-me como um dos navegantes que acreditavam ter chegado ao paraíso.” O depoimento do leitor Eleutério Sousa, do Paraná, é uma das muitas histórias enviadas ao Opinião e Notícia sobre Porto Seguro, um dos destinos mais procurados para viagens pelo Brasil.
Praias paradisíacas, passeios ecológicos e muita cultura são alguns dos atrativos do lugar, que ficou na história brasileira como o ponto de chegada dos portugueses em 1500. A cidade, localizada no sul da Bahia, foi fundada em 1534 e, além das belas paisagens, tem como ponto forte a receptividade baiana. “É ótimo. A população está sempre disposta a auxiliar e a tirar dúvidas dos turistas. Os passeios em cidades e arredores são fantásticos”, afirmou o leitor Junior Macruz, de Assis, de São Paulo.
Centro
Há opções de diversão tanto para quem deseja apreciar a tranquilidade e a natureza, quanto para os que procuram alternativas para aproveitar a noite baiana. Para os que se encaixam no primeiro perfil, Porto Seguro oferece passeios ecológicos, trilhas, parque aquático, passeios de escuna, prática de esportes como mergulho, assim como belas praias, com recifes de corais e piscinas naturais. O transporte local e a limpeza urbana, porém, foram apontados pelos leitores como pontos negativos.
Em Porto Seguro, o que não faltam são roteiros para conhecer o passado dos primeiros portugueses, indígenas e jesuítas da época do descobrimento. A programação deve incluir visitas ao Memorial da Epopéia do Descobrimento, ao Centro Histórico e ao Museu do Descobrimento. Como o município é tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico Nacional, desde 1973, na parte baixa da cidade pode-se apreciar construções do século XVII. O Centro Histórico — local do primeiro núcleo habitacional do país — oferece visitação a monumentos como o marco do descobrimento, trazido de Portugal em  1503.
Axé moi
Os boêmios e foliões também não ficam de fora da diversão. A dica para aproveitar a folia baiana é o complexo de lazer Axé Moi, que oferece shows o dia inteiro. A Ilha do Pirata também é uma alternativa de lazer temático, com diversão noturna e aquários com tubarões. O luau mais tradicional pode ser apreciado em Tôa Tôa. Outro ponto turístico é a Passarela do Álcool, no centro da cidade, onde há várias opções de bares, restaurantes e lojas para comprar ‘lembrancinhas’. Os que estiverem na cidade esta semana também poderão conferir uma programação especial, em comemoração aos 510 anos do descobrimento, até 25 de abril, na passarela do álcool.
Praias e parques ecológicos
Recife Fora
Independente da preferência por calmaria ou agitação, as praias são unanimidade como ponto forte da cidade. As belezas naturais de Porto Seguro renderam título de Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO, no ano 2000. A programação deve contar com paradas nas praias da cidade, como Taperapuã, em Arraial d’ Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Em Arraial d’Ajuda, a 4 Km de Porto Seguro, Parracho e a da Mucugê  são as praias mais agitadas. Já para praticar mergulho boas opções são as águas tranquilas de Araçaípe e Apaga-Fogo. Outra atração é o maior parque aquático da América Latina, o Eco Parque, localizado em uma reserva ecológica da Mata Atlântica.
Reserva Jaqueira
Em Trancoso, os visitantes encontram uma costa de águas verdes e cristalinas, geralmente, com poucos visitantes. A praia mais movimentada é a dos “Nativos”. A costa do “Taípe”, a 8 km de Trancoso, destaca-se, pois Pero Vaz de Caminha fez referências às barreiras vermelhas na carta enviada ao rei de Portugal. Em Caraíva, além das riquezas naturais, é possível visitar a aldeia dos índios pataxós, no Parque Nacional do Monte Pascoal, em Barra Velha. A 15 Km de Porto Seguro também está localizada a Reserva Indígena Jaqueira, aberta à visitação.
Os aventureiros podem optar por passeios ecológicos no Monte Pascoal, em Recife Fora e na Estação Veracel, reconhecida em 1998 como
Rio Barra
Reserva Particular do Patrimônio Natural, pelo IBAMA. Os rios Buranhém, o Rio da Barra, em Trancoso, e o dos Frades também se incluem na lista dos passeios imperdíveis, indicados pela Prefeitura de Porto Seguro.
Confira a cronologia do descobrimento aqui.