sábado, 12 de setembro de 2015

Volta às aulas

Regresso às aulas

 
Catarina Homem da Costa Psicóloga clínica
O início do ano escolar está à porta e com ele algumas preocupações e nervosismo, principalmente nas crianças que vão para a escola pela primeira vez ou que integram uma escola nova. Para todas o primeiro dia de aulas é um dia muito especial e o começo de uma nova etapa. Deixo-vos algumas dicas que podem ajudar nas primeiras semanas:
1) Inicie as rotinas diárias pelo menos uma semana antes do início das aulas. Após o início da escola deixe tudo preparado de véspera, para que o dia comece com o mínimo stress possível. Explique à criança como vai ser o dia-a-dia e esforce-se por cumprir, tornando-o o mais previsível possível.
2) Se possível leve a criança a conhecer a escola e o professor uns dias antes. Mostre-lhe onde é a sala, as casas de banho, os recreios. Encoraje-o a falar com os professores ou funcionários caso tenha uma dúvida ou precise de algo, pois eles estão lá para apoiá-la.
3) Leve-a a comprar o material escolar, preparem em conjunto o material para levar e organizem o espaço de estudo.
4) Fale com a criança acerca dos seus medos, sentimentos e dúvidas em relação à escola. Não desvalorize os seus sentimentos, conversem sobre o assunto, desmitifique algumas crenças erradas e pensem em soluções para as dificuldades. Explique-lhe que todas as crianças ficam um pouco nervosas nestes momentos e fale-lhe da sua experiência pessoal. 
5) Treine algumas habilidades sociais, principalmente se for a primeira vez que a criança frequenta um estabelecimento escolar: dicas de como fazer amigos, meter conversa com os colegas. Leve-a a espaços onde há outras crianças e encoraje-a e ajude-a a conhece-los. Se possível ponha a criança em contacto com um futuro colega para que ela encontre uma cara conhecida na sala.
6) Nos primeiros dias despeça-se de forma natural e rápida. Não prolongue as despedidas, não demonstre desconforto ou insegurança. Mostre que a escola é uma rotina natural.
7) Por último, e a meu ver, o mais importante: mostre-se entusiasmado e otimista. Fale-lhe sobre as coisas positivas como aprender coisas novas, fazer o rever amigos, brincar. Evite fazer críticas sobre os professores, funcionários, instalações, matéria escolar. As crianças são verdadeiras “esponjas” que absorvem os sentimentos, opiniões, medos e preocupações dos pais. Muitos pais acham que para motivar as crianças para estudar mais ou para se comportarem melhor têm de mostrar a escola como um lugar ameaçador, com disciplinas difíceis, professores severos, colegas maus, barreiras difíceis de ultrapassar, reprovações, castigos, preocupação excessiva com as notas ou os exames. Esta atitude dificulta uma boa integração escolar e impede o principal: que aprender seja sentido como um prazer.
Se após as primeiras semanas a criança mostrar sinais preocupantes de dificuldades de adaptação fale com o professor e caso ache necessário consulte um especialista.