quarta-feira, 26 de junho de 2013

A manifestação

Estava fabricando umas bombinhas a partir de  uma receita encontrada em um livro de culinária de 1914 quando o lugar onde me encontrava, explodiu!...
    -Eh, pá...Era bom para isto e não sabia!...Quero aproveitar esta descoberta e aplicá-la para ganhar dinheiro, pensei comigo mesmo...Mas, tenho que ter cuidado....Mas, por outro lado, se os grandes produtores de leite em caixinha não foram condenados pela soda que puseram lá, porque o seria eu?
Ah, já sei!....Vou às manifestações!....Aquela gente toda deve estar varada de fome, coitados! E vão arregalar os olhos quando virem minha bombinha....(vou até fazê-la menorzinha e faturar algum...(acho que não tem concorrência!)....
      Cheguei à porta da manifestação, bem cedo, às 5 da manhã, pois estava sabendo que se chegasse atrazado iriam descontar-me o dia...e, talvez, um gancho de diversos dias e eu não poderia perder uma oportunidade dessas!...Pensei, se a manifestação virar uma guerra, vou levar uma égua e assim vou montado, quem sabe, me dão um cargo de chefe!..Minha mãe perguntou, para que eu levava uma égua....
    - Pois  é, mãe! Sei que está preocupada, mas a pé é muito complicado!...
    - Mas por lá, na manifestação, não há éguas? Normalmente, numa guerra, as éguas são de graça!....Vais levar a égua da vizinha, vou pedir pra ela...sabe-se lá quanta gente já montou as éguas da manifestação! (as mães sempre querem o melhor para os filhos!) 
Cheguei, como disse, à porta da manifestação, como disse, bem cedo....Já tinha alguns pela-gatos por lá desconfiados e eu foi-me chegando e perguntei a que horas abria a manifestação. Disseram-me, lá pelas 10 horas....E eu com minhas bombinhas para dar a experimentar a quem ia aparecendo....(sabe como é, a promoção é a alma do negócio).
Por via de dúvidas perguntei contra quem era a manifestação, se tinha uniforme, etc. Disseram-me que aquilo era meio amador mas que iam ver no que ia dar....(pelo menos, tinha gente para fazer o meu negócio!)....Aí, apareceram as éguas, mas como eu já tinha a minha, fiquei de olho a ver se não me iam saqueá-la...
    Fiquei esperando a manifestação abrir - um tédio - e lá fui eu com minha égua e minhas bombinhas...
                                 (Continua....)